Wagner Rodrigues Valente (Org.)
Para quem teve a oportunidade de ler “Uma História da Matemática Escolar no Brasil, 1730-1930 de Wagner Rodrigues Valente (1999), e tem acompanhado os trabalhos de seu grupo de pesquisa na PUC-SP, esta obra produzida a oito mãos era mais do que esperada, valeu a espera”. “O primeiro aspecto a ser destacado diz respeito à importância de chamar atenção e sensibilizar a atual e futura geração de professores sobre porque deveriam conhecer a história recente do ensino da matemática. Um outro aspecto que emergiu da leitura tem a ver com o fato de que grande parte dos problemas complexos vividos pelos professores de matemática nos dias atuais têm alguma correspondência com situações vividas no passado e descritas neste estudo”. “(…) merece referência especial aos capítulos que tratam da trajetória profissional e das idéias revolucionárias de Euclides Roxo, um dos pioneiros a propor que os aspectos psicológicos deveriam orientar a elaboração dos currículos. Um profissional que valorizava a intuição mais que os aspectos formais no ensino. As idéias e ações de Euclides Roxo foram deixadas de lado durante a vigência do movimento da matemática moderna, mas emergiram com seus críticos como Morris Kline e Hans Freudenthal”.
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