Elas estão em diferentes cantos do Brasil exercendo o seu ofício de educar pela Matemática, dando concretude ao que chamamos de Educação Matemática. Muitas delas são pioneiras, estiveram e ainda estão na linha de frente das discussões nacionais e internacionais sobre a matemática na escola; outras, de maneira quase anônima, em meio a tantas e tantas aulas, no cotidiano das instituições, levam adiante novos projetos de ensino e novas possibilidades para a aprendizagem da Matemática. Estas profissionais mereceriam ser mais bem conhecidas, por um público mais amplo.
Por certo, um melhor entendimento do movimento da educação matemática, torna imprescindível a ciência das trajetórias dessas educadoras. Reunir uma coletânea de escritos, sobre o percurso de inúmeras mulheres de referência para a educação matemática brasileira, não tem mais – como há alguns anos atrás – o caráter de denúncia, no qual a mulher seria excluída socialmente, de um mundo dominado por uma maioria composta de homens, por matemáticos, por professores de matemática, pelo simples fato de serem mulheres. Bem ao contrário: salta aos olhos, na leitura das diferentes trajetórias, o papel das educadoras matemáticas, na conformação do próprio campo da Educação Matemática no Brasil. E, mais: as trajetórias descritas, antes de se pautarem por categorias como “mulher”, “mulheres”, fazem emergir elementos da vida privada, essenciais para a compreenção de dimensões importantes da vida pública, em termos de “gênero”: “a organização social da diferença sexual”, nos termos da historiadora estadunidense Joan Scott.
Diferentemente da representação construída sobre professoras, como missionárias, abnegadas e vocacionadas para o ensino, a trajetória de nossas educadoras matemáticas revela profissionalismo, incisiva vontade de transformação do ensino de matemática em busca de sua melhoria de qualidade. Nesse percurso, a superação de obstáculos próprios à condição feminina na vida social, de levar adiante projetos de trabalho que precisam ser conjugados com a dedicação aos filhos pequenos, às atividades profissionais dos esposos e à ruptura de preconceitos na direção de ser construída uma igualdade profissional com os homens.
Educadoras matemáticas brasileiras não são poucas. Aliás, pelo contrário, aumentam em número, progressivamente, trabalhando nas escolas de nosso imenso país. Esta obra pretende, pois, iniciar um inventário analítico destas profissionais.
Da presente obra participaram, como autores, professores e pesquisadores que manifestaram vivo interesse e entusiasmo em deixar registradas lembranças que guardaram de seu convívio intelectual com as biografadas. Esta, por certo, é a primeira etapa de construção de um livro aparentado a um Dicionário que, como qualquer outro, tende a crescer em número de biografados, de autores, de verbetes.
Inevitavelmente, este livro não poderá congregar todas elas, por diversos motivos. Espera-se que as novas edições da obra permitam incorporar aquelas que não estão nesta primeira publicação.
Por fim, é preciso ressaltar que, para além do ensejo de homenagear educadoras matemáticas brasileiras, em suas trajetórias, a obra constitui um rico banco de dados, possível de ser transformado em fontes para estudos, para a produção de novos conhecimentos para o campo da Educação Matemática.
1 x de R$72,00 sem juros | Total R$72,00 | |
2 x de R$36,00 sem juros | Total R$72,00 | |
3 x de R$24,00 sem juros | Total R$72,00 | |
4 x de R$20,16 | Total R$80,63 | |
5 x de R$16,21 | Total R$81,06 | |
6 x de R$13,58 | Total R$81,48 | |
7 x de R$11,66 | Total R$81,64 | |
8 x de R$10,26 | Total R$82,06 | |
9 x de R$9,18 | Total R$82,58 | |
10 x de R$8,29 | Total R$82,88 | |
11 x de R$7,57 | Total R$83,28 | |
12 x de R$6,96 | Total R$83,55 |