O tema da formação de professores, e da formação de professores que ensinam matemática, em particular, tem constituído, já de longa data, motivação para a realização de numerosos estudos e pesquisas. Também este estudo acerca-se da temática. E, em específico, analisa em perspectiva histórica a constituição de saberes envolvidos na formação de professores. Tais saberes são considerados sob novas bases conceituais tendo em conta saberes objetivados. Saberes que se institucionalizam ao longo
do tempo, em termos de saberes explícitos, formalizados, transmitidos
e incluídos intencionalmente na formação de professores. Essa opção deixa de parte várias outras formas de saberes e competências
envolvidos na formação de futuros docentes tratados por outros tipos de estudos.
No âmbito dos diferentes estudos sobre a formação de professores
Gatti (2014) apresenta uma síntese do estado de conhecimento sobre a formação inicial de professores nos cursos de graduação, no qual discute aspectos convergentes nas pesquisas. Nesse rol de
aspectos alguns são os destaques dados aos saberes de formação de
professores. O primeiro deles se refere à pouca penetração das conclusões
de pesquisas na institucionalização dos cursos de formação
de professores o que, segundo a autora, contribui para a manutenção da ideia de que o conhecimento disciplinar é suficiente para a formação do professor. Ela alerta para a dificuldade na tomada de
decisão sobre o que um professor deve saber para ensinar quando não há um olhar específico para os cursos de licenciaturas.
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